Agendar em Curitiba Agendar em Araucária

Rompimento do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

O que é o LCP? O Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é uma estrutura estabilizadora importante do joelho, que evita o deslizamento excessivo da tíbia em relação ao fêmur.

As lesões do LCP são frequentemente causadas por traumas diretos, como acidentes de carro ou moto, especialmente em impactos com os joelhos dobrados. Esse tipo de lesão pode ocorrer isoladamente ou em associação com outras lesões ligamentares ou meniscais.

  • Dor moderada a intensa no joelho
  • Inchaço
  • Sensação de instabilidade
  • Dificuldade em realizar atividades que envolvem flexão profunda do joelho

E agora, tenho que operar? Na maioria dos casos, o tratamento inicial da lesão do LCP é conservador, ou seja, não cirúrgico. Apenas cerca de 40% dos casos necessitam de cirurgia, geralmente quando há outras lesões associadas, como ligamentos ou meniscos comprometidos.

  • Tendão Patelar: Possui boa força e alta capacidade de cicatrização.
  • Tendão dos Isquiotibiais: Menos invasivo, com recuperação mais rápida.
  • Tendão do Quadríceps ou Reto Femoral: Usado em casos mais complexos ou em reoperações.
  • Tendão Fibular: Retirado da região lateral do tornozelo, fornece uma excelente opção adicional para lesões complexas.

Quando indicada, a reconstrução do LCP é mais complexa que a do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e pode levar cerca de 2 horas. Isso porque a área afetada está próxima de importantes estruturas neurovasculares, tornando o procedimento mais delicado. 

Primeira Fase (0-6 semanas): Uso de muletas, controle da dor e inchaço, com foco em recuperar a extensão total do joelho. Em algumas situações, utiliza-se um imobilizador do joelho (brace) para maior conforto e proteção do ligamento reconstruído.

Segunda Fase (6-12 semanas): Início do fortalecimento muscular e treino de amplitude de movimento. A fisioterapia é fundamental para não perder mobilidade.

Terceira Fase (3-6 meses): Reabilitação funcional e retorno gradual a atividades físicas leves. Retorno completo a esportes de alto impacto pode levar de 9 a 12 meses.