O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das estruturas mais importantes do joelho. Ele é responsável por manter a estabilidade da articulação, evitando que a tíbia se desloque em excesso em relação ao fêmur.
Por ser tão exigido, especialmente em esportes que envolvem giros rápidos e mudanças bruscas de direção, como o futebol, o LCA também é um dos ligamentos mais suscetíveis a lesões.
Os sintomas de rompimento do LCA geralmente incluem:
- Um estalo, normalmente audível, no momento da lesão;
- Dor intensa logo após o rompimento, que pode durar vários minutos;
- Inchaço rápido no joelho;
- Sensação de instabilidade ao apoiar o peso;
- Dificuldade para dobrar ou esticar o joelho.
Essa lesão afeta muito a mobilidade e, no caso de atletas, pode ser ainda mais impactante: prejudica treinos, partidas e até atividades simples do dia a dia.
Mas se você rompeu o LCA, calma! Não é o fim da sua história com o esporte. Com o tratamento certo e um bom acompanhamento médico, é totalmente possível recuperar a força, a estabilidade e voltar aos treinos e competições.
Clique aqui e agende sua consulta para saber como tratar o LCA em Curitiba.
Clique aqui e agende sua consulta para saber como tratar o LCA em Araucária.
“Rompimento de LCA precisa operar?”
Depende do caso e do tipo e gravidade da lesão. No caso dos atletas ou pessoas ativas, a ruptura do LCA precisa ser operada. Nesse procedimento utilizamos um enxerto de tendão do próprio paciente para substituir e reconstruir o ligamento lesionado.
Geralmente, a cirurgia é recomendada para pacientes mais jovens e ativos, especialmente atletas de esportes de pivot (muitos giros, como futebol, basquete, artes marciais), pois a possibilidade de uma recuperação completa é bem maior e mais fácil.
O interessante, é que justamente esse grupo tem bastante receio de fazer a operação por conta do tempo de recuperação. Os atletas, em especial, sentem medo de ficarem inativos no pós-operatório e não conseguirem retornar para o esporte. Mas essa não deve ser uma preocupação, uma vez que a cirurgia tem uma taxa de 90% de sucesso.
A operação de enxerto para o LCA pode durar de 1 a 2 horas, e os pacientes recebem anestesia raquidiana ou geral. A recuperação pode durar até 12 meses, sendo recomendado um acompanhamento de fisioterapeuta para trazer os movimentos de volta.
Se quiser saber mais sobre o processo cirúrgico e a recuperação do rompimento de LCA, temos um texto somente sobre isso! Clique aqui e leia na integra
Já para os idosos, geralmente é recomendado um tratamento mais conservador e não cirúrgico, com bastante fisioterapia, reeducação funcional e de equilíbrio e até o uso de órteses para auxiliar na estabilização do joelho.
Também são recomendadas algumas mudanças no estilo de vida, como evitar movimentos bruscos, giros, saltos e adaptações de outras atividades diárias.
Mas essa escolha deve ser individualizada, pois dependerá mais do nível de atividade do paciente do que de sua idade propriamente dita.
Clique aqui e agende sua consulta para saber como tratar o LCA em Curitiba.
Clique aqui e agende sua consulta para saber como tratar o LCA em Araucária.

“Volto a jogar futebol depois da cirurgia de LCA?”
Sim! Na verdade, a cirurgia para o LCA é especialmente recomendada para pessoas ativas e que precisam recuperar o movimento. O medo de “não ser mais como antes” é algo com que os jogadores de futebol não precisam mais se preocupar! Estima-se que cerca de 80% dos atletas que passam pelo procedimento conseguem retornar a jogar tão bem quanto antes da lesão.
Se fizer a cirurgia, respeitar as regras da recuperação e sendo acompanhado por um fisioterapeuta, em até 12 meses você pode estar de volta aos campos.
O risco aos quais os atletas devem se atentar é o de romper o LCA de novo. O retorno aos campos precoce, antes de 6 meses, é um grande agravador deste risco, sendo que atletas que retornam ao esporte antes dos 9 meses de cirurgia tem até 7 vezes mais chance de ter uma nova lesão.
Por tanto, o mais recomendado é fazer a cirurgia e respeitar o tempo e recomendações da recuperação, com retorno gradual aos treinos. Assim, além de garantir a sua mobilidade de volta, você também garante um bom retorno aos campos, sendo tão bom quanto sempre foi!
Continuar consultando-se com o ortopedista, pelo menos uma vez por ano após a recuperação completa, para avaliações de rotina também é recomendado, pois você estará sempre ciente do seu estado.
Conclusão
O rompimento do LCA é uma ocorrência comum, especialmente em atletas de esportes com alta intensidade como o futebol. Caso uma pessoa ativa, como um atleta, venha a lesionar o LCA, a cirurgia é o caminho mais recomendado pois garante a recuperação gradual da mobilidade e um retorno seguro aos campos.
O Dr. Luca Sato, ortopedista e cirurgião especialista em joelho, atende em Curitiba e Araucária e pode avaliar seu caso com cuidado e atenção.